Quantcast
Channel: Jornal Matéria Prima » Saúde
Viewing all articles
Browse latest Browse all 31

Uso de remédios para emagrecer é ruim, diz médico

$
0
0

Verão chegando, quilos a mais, correria do dia a dia e o desejo do corpo ideal em pouco tempo e pouco esforço são alguns motivos que levam as pessoas a procurar fórmulas milagrosas para emagrecer. O uso de remédios é o mais comum e pode causar sérios problemas à saúde, podendo levar até à morte.

sdg

Remédio para emagrecer é um risco que deve ser prevenido (Foto: Ana Paula Foltran)

Foi o que aconteceu em setembro com a estudante Carolina Martins, 17, que não estava satisfeita com o próprio corpo e optou por usar o medicamento sibutramina, que só pode ser vendido com prescrição médica. Por ter problemas de pressão alta, a estudante teve alucinações com o do remédio e se atirou do prédio onde morava, no último dia 19 de setembro, em Uberaba (MG).

 

Todo mundo quer emagrecer de forma rápida e fácil, sem grandes esforços

Segundo o médico endocrinologista João Marcelo Marcantonio, 41, esses remédios podem causar vários prejuízos à saúde. “Os hormônios de crescimento podem fazer a pessoa ter maior risco de câncer. Termogênico podem causar arritmia. As anfetaminas podem causar alteração no comportamento, a pessoa pode ficar depressiva, ter psicoses e instabilidade de humor.”

O professor de educação física Uilson Rodrigues Júnior, 31, afirma que alunos que frequentam academias procuram tudo o que querem na internet e apesar de pedirem a opinião de algum profissional acreditam que já sabem tudo o que precisam sobre o uso de remédios.

Ele conta que o “efeito sanfona”, que é quando o sujeito perde peso, mas logo após recupera, é muito prejudicial à saúde, pois o organismo não consegue reconhecer qual o tipo de corpo a pessoa tem. “Às vezes usa um medicamento e tem resultado, mas não cuida da alimentação. Assim que para de tomar o remédio, o peso volta”, afirma Rodrigues Júnior.

A estudante de direito Vanessa, 26, que preferiu não ter o sobrenome divulgado, começou a fazer uso do medicamento sibutramina, após pesquisar sobre isso na internet. “Não optei por outra forma de emagrecer, pois além de não ter tempo para conciliar atividades físicas com estudo e trabalho, também não conseguia comer de forma saudável”, diz Vanessa.

A estudante revela que comprava o remédio no “mercado negro”, com pessoas que comercializam o medicamento na internet sem prescrição médica. “Todo mundo quer emagrecer de forma rápida e fácil, sem grandes esforços e acho que o remédio proporciona isso”, relata a estudante.

Para Marcantonio, a forma mais saudável de perder peso é unir reeducação alimentar a exercício físico. “Não existe espaço para termogênico, para o uso de anabolizantes para o aumento de massa muscular, e nem para hormônios. Recebemos pessoas que fazem uso desses medicamentos aleatoriamente que compram na internet e no Paraguai”, conta Marcantonio.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 31